DJANIRA.png
JOAO.png

Ementa
 

O curso abordará em perspectiva histórica as bases do fundamentalismo católico no Brasil a partir do século XX analisando dois grupos significativos deste espectro. O primeiro deles será a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) que emerge na década de 1960 e o segundo, a Associação Religiosa de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho que aparece no final dos anos de 1990 enquanto dissidência da própria TFP. A recusa da modernidade, guerra moral contra valores democráticos e igualitários, bem como exaltação de um passado pré-moderno são alguns aspectos presentes nessas organizações que o curso pretende discutir e investigar.

 


Objetivos do Curso
 

O curso tem por objetivo oferecer formação teórica para os alunos a fim de que estes compreendam o desenvolvimento histórico de algumas faces do fundamentalismo católico contemporâneo, bem como seus valores e projetos políticos, sociais e culturais.

 

 

 

Bibliografia básica

 

 

ALTOÉ, André Pizetta. A misoginia medieval reinventada: a aversão ao feminino na sociedade brasileira de defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP). In. Projeto história, São Paulo, v. 63, Set-Dez, 2018.

ALTOÉ, André Pizetta. Tradição Família e Propriedade (TFP): uma instituição em movimento. Dissertação (mestrado) Universidade Federal Fluminense, Ciência Política, 2006.

CALDEIRA, R.C. O Influxo ultramontano no Brasil e o pensamento de Plínio Corrêa de Oliveira. Dissertaçao (Mestrado em Ciência da Religião).Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas e De Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2005.

CHEVITARESE, André L; CAVALCANTI, Juliana B.; DUSILEK, Sérgio; DE MARIA, Tayná Louise (orgs.). Fundamentalismo Religioso Cristão. Olhares transdisciplinares. Rio de Janeiro: Ed. Klíne, 2021.

GRES-GAYER, Jacques M. Ultramontanisme In. LACOSTE, Jean-Yves. Dictionnaire critique de théologie. Paris: PUF, 1998.

SILVA, Filipe Francisco Neves Domingues da. Cruzados do século XX: o movimento tradição, família e propriedade (TFP); origens, doutrinas e práticas (1960-1970). Dissertação (mestrado), História, Universidade Federal de Pernambuco. CFCH, 2010.

SILVEIRA, Emerson José Sena da. Reacionarismo Católico ontem, hoje e sempre... Os “vencidos do catolicismo na modernidade. In. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópoles, vol. 79, n. 314. 2019.

ZANOTTO, Gizele. Os Arautos do Evangelho no espectro católico contemporâneo. In. Revista de Histórias das Religiões. ANPUH, Ano IV, n.10, Maio 2011.

ZANOTTO, Gizele; COWAN, Benjamin Arthur (Orgs.). O Pensamento de Plínio Corrêa de Oliveira e a atuação transnacional da TFP. Vol. 1. Passo Fundo: Acervo Editora, 2020.

 

 

Professor | João Guilherme Lisbôa Rangel

 

Historiador, Mestre em História (PPHR-UFRRJ) e Doutorando em História pela UFRRJ. Já atuei como professor de história do ensino fundamental ao nível superior e atualmente finalizo minha pesquisa de doutorado. Também participo de grupos de pesquisa vinculados à CAPES e meu grande interesse de vida é pelo cristianismo em suas múltiplas formas e manifestações.

 

 

Valor mínimo sugerido 
 

R$ 90,00 • curso completo com direito a certificado 
 

Formas de pagamento via WhatsApp (21) 995128978 / (21) 999691616